Blogue

A escolha do Drupal como tema aglutinador do blogue do Nodes é consciente e natural. Não existe uma agenda de temas rígida nem sequer uma regularidade de publicação de data inadiável, fluindo os artigos ao ritmo do tempo de que disponho e do sentido de oportunidade do tema. Não encontrarão aqui tutoriais, pois o objetivo é sistematizar algumas ideias sobre assuntos que estejam a ser abordados na comunidade ou que me merecem reflexão. Espero com isto contribuir para um diálogo sobre o Drupal em língua portuguesa.

Aproveita esta oportunidade para aprender Drupal desde o ABC da configuração à construção de temas.

No portefólio de formação podes encontrar a lista actualizada dos cursos disponíveis e inscrever-te desde já.

O Drupal é conhecido por disponibilizar soluções prontas a utilizar e o sector governamental é disso prova com as soluções listadas.

Primeira parte de uma série de artigos que abordam o tema do Open Government e dos dados abertos e acessíveis. Veremos de que forma o Drupal se está a afirmar neste terreno.

A dinâmica imprimida nos últimos meses é impressionante nos vários espaços da comunidade Drupal. Todos sabemos que o drupal.org funciona independentemente do groups.drupal.org, mas conjugaram-se duas iniciativas para atualizar ambos.

Drupal career é cada vez mais uma frase comum no ecosistema Drupal. Escasseiam recursos humanos em Drupal e a frase de Dries diz muito dessa luta contra o tempo. Empresas e universidades investem cada vez mais em trabalhar para aumentar a oferta de profissionais Drupal.

Trago, hoje, a propósito dos membros que contribuem para o core, o caso de Dmitri, o mais jovem de todos. É agradável saber que a comunidade sabe acolher e dar bons incentivos a todos os que começam as suas lides no Drupal. Pôr o seu tempo, conhecimento e disponibilidade, é um ato de generosidade que só pode colher gratidão. Os receios de Dmitri e do pai mostraram não fazer sentido. A comunidade Drupal tem sabido retribuir...

A renovação nas diferentes áreas é um sinal que a oportunidade mora ao lado e que qualquer membro a pode agarrar. Seja a melhorar documentação, a fazer screencasts e podcasts, a contribuir nos roadmaps...

Correndo o risco de poder ser precipitada quanto ao juízo sobre um módulo que está em grande polvorosa, faço nalgumas linhas a minha rápida avaliação, pois ajuda-me a pôr ideias no lugar e a picar os que possam ter opiniões díspares. Falo do módulo Media no Drupal.

Multiplicam-se as chamadas “learning series” sobre o Drupal, ora focadas no modo de funcionamento de módulos, ora em funcionalidades ou mesmo no Drupal em geral. A qualidade destes recursos é o facto de serem criadas muitas vezes pelos autores/ maintainers dos projectos ou por utilizadores experientes.

Depois de meses de trabalho e contactos com a Acquia, o Twitter anuncia o novo site para a secção de desenvolvimento e apoio à criação de aplicações com a sua API de base Drupal. E a lista de "ilustres" continua a crescer...

Pelo décimo ano de Drupal e após o lançamento da versão 7, "Are you proud?" foi a questão lançada aos 3000 membros da comunidade que participaram na última Con em Chicago. A ideia do Be Good e Fun são frequentes na comunidade, talvez por isso a letra e música de Heather Small se calce que nem uma luva.

Existe um défice de atenção às questões de arquitetura de conteúdo na construção dos websites educativos. Subsiste a prática de criar sites-múmia, embalsamados na sua forma e conteúdo originais. São em geral websites vazios, despejados de identidade, nada apelativos.